quinta-feira, 27 de março de 2014

Os comportamentos mais irritantes no ambiente de trabalho

É raro encontrar um profissional que não tenha uma história de difícil convivência e de atitudes irritantes de colegas de trabalho. Pensando nisso, fizemos esse post, que irá citar os comportamentos que mais incomodam as pessoas no trabalho. A lista é longa, confira e veja se você também não corre o risco de ser o chato do escritório.

1 – Atrasar (sempre)
É difícil manter uma pontualidade britânica com engarrafamentos bem brasileiros para enfrentar todos os dias nos grandes centros urbanos. Mas, fazer do atraso a regra pode ser bem irritante para quem precisa ficar esperando.
2 – os indiscretos e os fofoqueiros
Apesar de alguns dizerem que fofoca é saudável no ambiente de trabalho, porque permite que as novidades corram, geralmente só coisas depreciativas são propagadas. Divulgar assuntos sigilosos e fazer perguntas deselegantes ou indiscretas também são fonte de desconforto no escritório.
3 – Falar demais
Nada mais irritante do que estar concentrado em uma atividade e ser interrompido a todo o momento pelo colega que deseja contar os seus feitos e suas histórias deste  e de outros carnavais.
4 – Conquistadores de plantão
Roupas insinuantes, atitudes provocantes. Este tipo de comportamento, de apostar na sedução para chegar onde se quer, também é observado como um dos que mais incomodam.
5 – Bajuladores e oportunistas
Alguns apostam na bajulação como meio de subir mais rápido na carreira. Nada mais irritante do que conviver com um colega de trabalho assim. Outros lançam mão de estratégias oportunistas que muitas vezes acabam em fabulosas “puxadas de tapete”.
Uma atitude bastante comum do oportunista é manter o radar ligado para os erros, dos outros, é claro. No mundo corporativo, também não faltam histórias de apropriação de ideias e iniciativas.
6 – Os piadistas
Senso de humor é uma virtude celebrável, mas há sempre aqueles que “perdem a mão” e partem para brincadeiras de mau gosto ou apostam em piadas que ofendem. Assuntos religiosos e preconceito lideram a lista de temas que mais incomodam.
7 – Sobrecarregar o olfato alheio
Incenso, plantas aromáticas, perfumes e odores corporais acentuados incomodam o nariz alheio. Alimentos com cheio forte também deveriam ser banidos da mesa de trabalho. Cabe às empresas prover um local adequado especificamente para refeições dos funcionários.
8 – Os barulhentos
Ninguém quer um clima de silêncio sepulcral no escritório. Mas muito barulho por nada é irritante. Em tempos de espaços amplos e coletivos de trabalho, celulares que tocam alto e insistentemente, conversas no modo viva-voz e gritaria são grandes vilões da concentração.
O mesmo ocorre com aqueles barulhinhos obsessivos: tamborilar os dedos, bater a caneta, amassar embalagens e cantar alto.
9 – Os pegajosos
Tem gente que adora encurtar a distância física. Abraçar, beijar, apostar na proximidade ao falar são hábitos que podem ser aceitáveis para uns e desagradáveis para outros. Tapinha nas costas, mão ao redor do pescoço e outros tipos de toques, comuns na cultura brasileira, podem incomodar quem não está acostumado ao “calor humano”.
10 – O arrogante/ dono da verdade
Aquele profissional que se acha o máximo e conta vantagem o tempo inteiro não passa despercebido. Seu comportamento irrita a todos os que percebem os contornos da sua arrogância.
Quem insiste em ser o dono da verdade também é notado pela chatice desse comportamento, logo de cara. Interrompem as pessoas, geralmente para contradizê-las. Criticam muito, e, na maior parte das vezes, quando têm plateia. Um comportamento recorrente em pessoas deste tipo é humilhar as outras pessoas.
11 – Os “caixas de Pandora” e os “profetas do Apocalipse”
Falar apenas coisas negativas, semear discórdia, jogar uns contra os outros. Estes são as principais “atribuições” dos profissionais classificados como “caixas de Pandora” do escritório. São pessoas muito nocivas e que acabam com o clima interno de qualquer empresa.
E quem se lembra da hiena Hardy, o símbolo máximo do pessimismo imortalizado nos desenhos Hanna Barbera ? “Ó vida, ó azar” é o seu bordão mais famoso. Os Hardys do escritório são aqueles que só chegam dando notícia ruim e reclamam de tudo. Demissões em massa, o novo chefe que é um monstro e a iminência de falência da empresa são algumas de suas notícias preferidas.
Fonte: Exame
O Blog Amigos da Universal quer saber a seu COMENTÁRIO sobre o artigo! Obrigado. Volte sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...