A insónia, o mais frequente dos distúrbios do sono, afecta um em cada cinco portugueses. A sua causa está muitas vezes no ritmo de vida agitado que as pessoas têm, nomeadamente os horários rotativos a nível de trabalho; idade avançada (a insónia ocorre mais frequentemente depois dos 60 anos); ambientes barulhentos; stress; entre outros…
Dormir é necessário para restabelecer as funções físicas e psicológicas, essenciais para funcionarmos
A insónia pode causas problemas durante o dia, tais como o cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Os especialistas afirmam que um défice de sono aumenta a ocorrência de doenças cardiovasculares, mortes por qualquer causa, hipertensão, obesidade, diabetes, depressão, acidentes, problemas cognitivos e de memória.
De acordo com o Infarmed, em 2006 foram gastos mais de 80 milhões de Euros em medicamentos para ajudar a dormir ou para combater a ansiedade. Dados mostram que os portugueses consomem anualmente 20 milhões de embalagens, o que dá uma média de 2 embalagens por cada português.
Entre 2004 e 2006, o consumo de Ansiolíticos, sedativos e hipnóticos ultrapassou os 20 milhões de embalagens em cada ano. Podemos concluir que Portugal é um país privado de sono, pois 47% dos portugueses dorme mal e recorre em excesso a medicamentos para dormir.
E você, acha que as insónias são causadas muitas vezes pelos problemas do dia-a-dia, ou considera que é apenas algo genético que deve ser tratado?
Toda Informação está AQUI!
Sem comentários:
Enviar um comentário