Ao longo de toda a sua existência, a Igreja Universal do Reino de Deus tem vindo a ser vítima de todo o tipo de críticas e perseguições. Para todos aqueles que conhecem pouco ou desconhecem totalmente o que é a Igreja Universal do Reino de Deus, vamos contar-lhe um pouco mais sobre a sua história.
Fundada em 1977, por Edir Macedo, na época um jovem já determinado, que acreditava na salvação do povo brasileiro através da difusão da Palavra de Deus. A igreja foi inicialmente criada a partir de reuniões ao ar livre feitas pelo Bispo Edir Macedo que mais tarde passarem a decorrer em cinemas antigos. A 9 de Julho de 1977, nasce oficialmente a igreja, inicialmente denominada com o nome de Igreja da Benção.
A partir daí o seu crescimento nunca mais parou, tornou-se no terceiro maior grupo pentecostal do Brasil e actualmente está presente em quase 200 países, sendo mais disseminada nos países de língua portuguesa.
Actualmente, a sede da IURD é a Catedral Mundial da Fé, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, também conhecida como Templo da Glória do Novo Israel.
As doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são a priori semelhantes às de outras confissões cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. O código de conduta da IURD é a Bíblia Sagrada. As suas doutrinas estão resumidas no livro “Doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus”, do bispo Edir Macedo.
Quanto à organização eclesiástica, segue um modelo episcopal, semelhante ao da Igreja Católica. Sendo que cada congregação local conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de tarefas como, a recepção das pessoas que chegam aos templos e auxílio aos pastores. Aos pastores cabe o serviço religioso da cerimónia, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.
A expansão da Igreja Universal do Reino de Deus foi muito rápida e sólida. Actualmente está presente em mais de 180 países do mundo, entre os quais: Portugal, Estados Unidos, Rússia, China, Japão, França, Índia, Israel, África do Sul, Honduras, Guatemala, Nicarágua, Panamá, Equador, Letónia, Roménia, Namíbia, Moçambique, Angola, Tanzânia, Nova Zelândia, Filipinas, México, Inglaterra, Argentina, Colômbia, Chile, Jamaica, Grécia, Alemanha, Espanha, Itália, Suíça, Peru, Guatemala, entre outros.Em 2009 (mais de trinta anos após sua fundação), a IURD possuía no Brasil mais de cinco mil templos e treze milhões de fiéis e quase 15 mil pastores.
Além do trabalho religioso, a Igreja Universal realiza trabalhos de cariz social e presta assistência à população em todos os países onde actua. Em Portugal, projectos de ajuda humanitária como o Coração de Ouro e a Linha Amigo 24h já deram apoio a muitos portugueses que se encontravam em momentos complicados das suas vidas.
Este ano a instituição comemora 33 anos de existência e as suas obras de cariz social não param de crescer. Em Portugal, há uma vasta comunidade de fieis da Igreja que graças a ela, já viram as suas vida serem transformadas de forma positiva.
No dia 1 de Agosto, a Igreja irá inaugurar a sua primeira Catedral no Porto. Uma forma de poder estar mais presente entre a população do Norte do País e assim poder prestar mais apoio a quem mais precisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário