quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Quando um corre perigo a responsabilidade é de todos
Quando se fala na arte de sacudir a água do capote, lembro-me sempre duma história na qual um camponês ao detectar um rato lá por casa, decide pôr uma ratoeira para apanhar o dito....
Quando dá conta do sucedido, o Rato entra em pânico decide pedir ajuda aos animais da Fazenda.
Dirige-se à Galinha e diz-lhe: Senhora galinha, há uma ratoeira em casa e eu estou apavorado....
- E eu tenho cara de rato? Pergunta a galinha. Isso é problema seu.
E em pânico dirige-se ao Porco: Senhor porco, há uma ratoeira na casa, uma ratoeira enor...
- Não me chateie agora rato... Isso não me diz respeito! Interrompe o Porco.
- Ajude-me senhora Vaca, há uma ratoeira em casa e eu não sei o que fazer.... Suplica o rato.
- Ha, ha, ha, retorquiu a vaca... Acha que com este tamanho eu corro perigo?
Cabisbaixo e cheio de medo, o Rato dirigiu-se para casa e ficou o mais sossegado que conseguiu, tentando evitar o perigo que espreitava debaixo de um qualquer móvel lá em casa, aguardando o que o destino lhe trouxesse.
Durante a noite, ouviu-se o ruído característico de uma ratoira a apanhar a sua presa. Acordando com o barulho, a mulher do camponês veio ver a sua presa... às escuras não reparou que a ratoeira tinha apanhado a cauda de uma cobra, que acabou por mordê-la.
A senhora adoeceu, ficou de cama e com febre... Ora, todos sabemos que para tratar alguém com febre, nada melhor que uma canjinha. Armado de um cutelo, lá foi o camponês tratar do principal ingrediente. Matou a galinha.
Passaram alguns dias, e a mulher do lavrador não melhorava... vieram familiares de longe para visitar a senhora e como ficaram alguns dias, o camponês decidiu matar o porco para os alimentar.
Mais uns dias passaram, a senhora piorou e acabou por morrer... Gente das redondezas e familiares mais distantes vieram para o funeral... dado o número de pessoas a alimentar, foi decidido matar a vaca...
Enfim... pensemos pois que, quando vivemos em comunidade, o problema de um é o problema de todos. Que sacudir a água do capote quando de facto podemos agir, não seja a melhor atitude, pois "quando há uma ratoeira em casa, toda fazenda corre perigo"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário