sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Apranda a liderar



Dê ordens, fazendo perguntas: “Não acha que devemos fazer alguma coisa para rectificar a situação?” “E se fizéssemos alguma coisa àquela porta?”

Este tipo de perguntas exige uma decisão. As outras pessoas sentir-se-ão lisonjeadas pelo facto de as respeitar ao ponto de lhes pedir a opinião e estarão prontas para fazer muito mais por si.

Pratique dar as suas ordens sob a forma de perguntas, tal como fizemos com a técnica do “nós”. Pratique sem voz alta e faça com que soem naturalmente.


 Aprender a delegar

Uma das perguntas do teste que acabou de fazer era sobre como delegar. Um verdadeiro líder sabe delegar poderes. Se sabe que tem aderentes eficientes, então não deve ter dificuldade
nenhuma em delegar neles.

Um número incrível de gerentes queixam-se de não serem capazes de delegar seja o que for, nem mesmo a tarefa mais simples. Acham que são indispensáveis para os trabalhos mais pequenos, então passam o tempo todo a trabalhar. Porquê? Porque estão a fazer não só o seu próprio trabalho como também o dos
seus subordinados.

Como foi que se meteram nesta situação?

Ora, em vez de estarem sempre a fazer comentários sobre as deficiências dos seus empregados, deviam passar um pouco mais de tempo a pensar nos seus próprios defeitos como líderes. Um mau líder nunca tem bons seguidores. Aprenda a confiar nos seus aderentes.   
Faça o seguinte exercício… Proxima edição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...