terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Está aí a COCAN 2010...





O torneio que junta as melhores seleções do continente africano coincide, no próximo ano, com a realização do campeonato do mundo de futebol, na África do Sul

Angola foi o país eleito como sede da Confederação de Organização do Campeonato Africano das Nações (COCAN), torneio que se realizará durante os meses de Janeiro e Fevereiro. Contudo, o evento será um grande problema para os clubes europeus, pois, numa fase da época desportiva em que os jogadores africanos atuam em muitos campeonatos europeus, os seus clubes ver-se-ão privados, muitas vezes, dos seus elementos mais preponderantes. Isto porque existem regras da FIFA que obrigam os clubes a “libertar” os jogadores para estes poderem representar as suas seleções.
A candidatura de Angola para esta grande prova venceu fortes candidatos, como Moçambique, Namíbia, Zimbábue e Senegal, pois a sua economia tem sido das que mais se tem destacado a nível mundial. Luanda é a sua capital, cerca de 17 milhões de habitantes e a sua área territorial é de 1.246.700 quilómetros quadrados.
A competição
Esta prova conta com 16 equipas, que se dividem em 4 grupos, cada qual com 4 seleções, que se dividem por 4 cidades: Luanda, com o estádio Cidade Universitária
(50 mil lugares); Benguela, com o Complexo da Srª. da Graça (35 mil lugares); Cabinda, com o Estádio Chimandela (20 mil lugares) e Lubango, com o Estádio Alto da Chela (20 mil lugares).
O grupo A, que é o da equipa anfi triã, tem a sua sede em Angola e realizará um jogo em Cabinda, contando ainda com os seguintes opositores: Mali, Malawi e Argélia. As duas seleções candidatas a passar à próxima fase são a de Angola e a do Mali.
O grupo B tem a sua sede em Cabinda, tendo apenas um jogo em Luanda, onde os candidatos principais são: Costa de Marfi m e Burkina Faso. A Costa de Marfim é considerada a melhor seleção do continente africano, sendo vista como a grande candidata à vitória final.
O grupo C tem a sua sede em Benguela, mas realizará um jogo em Lubango. Neste grupo, os grandes candidatos são o Egito e a Nigéria, podendo, no entanto, surgir um outsider, Moçambique.
O grupo D tem a sua sede em Lubango, com um jogo a ser realizado em Benguela. Os grandes candidatos deste grupo são os Camarões e o Gabão, mas a Tunísia poderá ainda ter uma palavra a dizer.
Os craques do COCAN
Esta competição será um desfile de estrelas que jogam em grandes campeonatos europeus e algumas seleções têm todos os seus jogadores a jogar em clubes de primeira linha, como: Chelsea, Arsenal, Man. City, Rangers FC, Mónaco, Marselha e Paris SG, só para citar alguns.
Angola deposita algumas esperanças em Pedro Mantorras que, por motivo de uma lesão, perdeu uma brilhante carreira. Só que Drogba, Kalou e Essien do Chelsea, Eboué do Arsenal e Touré do Man. City poderão vir a ser, de facto, os grandes nomes desta prova.
por: João Filipe
Toda Informação está AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...