segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Com Meio milhão de analfabetos em Portugal


Igreja Universal ajuda Portugueses, a Iniciativa do Projeto Ler e Escrever ajuda dezenas de pessoas

Entender a história de um bom livro, assinar o próprio nome em cheques ou até mesmo ler uma receita de bolo, essas parecem tarefas simples do dia a dia, mas é apenas para aqueles que possuem duas habilidades fundamentais: ler e escrever.
De acordo com os dados do último Censo, realizado em 2011 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), aproximadamente 500 mil portugueses com mais de 15 anos ainda são analfabetos, cerca de 5,2% da população. A pesquisa também registra uma melhora ao contabilizar menos 300 mil analfabetos em relação ao Censo de 2001, que registrava 9,2% da população (800 mil pessoas). Mesmo com as melhoras, o país ainda lidera a maior porcentagem de analfabetos na União Europeia.
Projeto Ler e Escrever
Há mais de três anos no país, o projeto Ler e Escrever vem auxiliando os portugueses na alfabetização. Todas as quartas-feiras, a partir das 16 horas, dezenas de pessoas se reúnem na Igreja Universal do Reino de Deus para concretizarem o sonho de se alfabetizar.
"Este projeto nasceu da iniciativa de algumas pessoas voluntárias, daqui do Centro de Ajuda Espiritual no antigo cinema Império, as quais me convidaram para participar. Há três anos que estamos aqui e posso dizer que me sinto realmente realizada. Depois de 11 anos de experiência de ensino no meu país, vim para Portugal e o meu maior salário, hoje em dia, é a alegria que estas pessoas me dão." Disse Leila Souza, professora voluntária.
"Já estou aqui aprendendo mais ou menos há três anos. Sempre tive muita pena de não saber ler e escrever, mas, quando tive a oportunidade, aproveitei-a e estou aqui." Relatou Maria, de 75 anos, (foto ao lado).
O Projeto Ler e Escrever aceita pessoas acima de 15 anos e que não necessariamente precisam ser membros da Igreja Universal. Os interessados devem procurar as lideranças das IURDs mais próximas.
Da redação/Foto: Thinkstock
arcauniversal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...