quarta-feira, 20 de julho de 2011

Alimentos gordurosos e maconha produzem efeitos similares no organismo


A informação é de uma pesquisa elaborada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos

Quem nunca ficou fissurado por uma batata frita, salpicada por sal e até queijo ralado? Pois é, saiba que alimentos gordurosos como estes produzem compostos de efeito muito parecido com o da maconha.
Estranho? Nem tanto. Essa informação é de uma pesquisa elaborada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. A explicação é que a gordura presente nesses tipos de alimentos provoca um processo biológico de gula no organismo, similar às ações da maconha.
O estudo foi feito com ratos, usados como cobaias. Quando os animais provaram comidas gordurosas, passaram a produzir substâncias químicas chamadas endocarbinoides, que possuem um efeito análogo ao da maconha. Todo o mecanismo começa na língua, de onde o sinal gerado pela gordura – contida no alimento – vai para o cérebro, por meio do nervo vago, e de lá para o intestino. Neste órgão, a produção de endocarbinoides é estimulada, o que causa uma onda de ativação celular, induzindo a uma grande quantidade de ingestão de alimentos gordurosos.
Para Daniele Piomelli, que coordenou o estudo, "comidas gordurosas geram um sinal na língua, que leva o intestino delgado a produzir as substâncias químicas conhecidas como a maconha natural do corpo humano, que induzem ao consumo de gordura".
Pode ser possível combater a ingestão de alimentos gordurosos desenfreadamente, a partir do uso de medicamentos específicos. A partir dos dados do estudo, a luta para combater a obesidade passa a ser mais consistente.
Com informações do R7
Obrigado pela seu Comentario!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...