terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cuidados com os cabelos na gravidez

Entenda as mudanças hormonais que afectam os fios durante a gestação


Durante a gravidez, os hormônios femininos ficam desestabilizados, causando uma série de modificações no corpo da mulher. Uma dessas principais mudanças ocorre nos fios de cabelo. Alguns ficam mais vistosos enquanto outros perdem brilho e força.
“É o aumento ou a diminuição de taxas hormonais no corpo da mulher que vai definir a qualidade e a consequente beleza dos cabelos”, explica o dermatologista Fernando Passos de Freitas. 
Quando há um aumento hormonal, os cabelos estão mais fortes e brilhantes, porque o hormônio estrogênio melhora o metabolismo feminino, provocando um aumento do fluxo de nutrientes. O estrogênio também estimula os folículos capilares, inibindo a queda e favorecendo o crescimento dos fios.
Agora, caso ocorra o contrário e os fios comecem a mudar de textura ou formato (do liso ao encaracolado ou do volumoso ao mais rasteiro), significa que os hormônios já estão afetando a estrutura do cabelo. Mas o efeito é temporário, e os fios voltam ao normal ao final da gravidez.
Cremes e tinturas
Em hipótese nenhuma a mulher grávida deve usar produtos químicos, com amônia, como cremes alisantes ou tinturas. O recomendado é usar cremes neutros e óleos, por exemplo, a base de lavanda e sândalo. Massagem quinzenal do couro cabeludo também pode ajudar a manter os fios saudáveis.
Alimentação e vitaminas
As grávidas que não mantém bons hábitos alimentares ou sofrem com enjoos demasiados, e que começarem a sofrer com a má qualidade capilar, devem ter atenção redobrada.
“Durante a gravidez, é comum também a gestante se preocupar com a qualidade da alimentação. Não é incomum algumas utilizarem complementos alimentares com vitaminas e minerais. Essa gama de nutrientes também favorece a qualidade capilar”, aponta o dermatologista.
Queda temporária
Se após o nascimento do bebê o cabelo, antes vigoroso e forte, começar a cair, não se preocupe. É natural que nos primeiros meses após a gestação os fios caiam. Isso ocorre devido à necessidade de um ajuste hormonal que o próprio corpo precisa fazer. De qualquer forma, vale lembrar que cada organismo reage de forma diferente a uma gravidez, e qualquer alteração nos cabelos será temporária.
Obrigado pela seu Comentário!

1 comentário:

  1. Excelente blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para pais e mães (mas é tão versátil que acaba tendo audiência da família toda, pois, vai dos blogs de mães até blogs geeks ou sobre mma) uma ótima forma de divulgar seu blog para um público bem específico no geral e que está adentrando a internet e uma ótima forma de virar referência para este público.
    http://agregapais.com.br/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...