terça-feira, 20 de março de 2012

Como a mulher deve se comportar no ambiente de trabalho?

Algumas atitudes devem ser diferenciadas



Para as mulheres é mais delicado se relacionar no ambiente de trabalho. Elas não podem ser expansivas demais, mas também não podem deixar de expor suas ideias. Então, como encontrar o equilíbrio e atuar de forma profissional?

A psicóloga Katia Lopis ensina que a mulher, assim como qualquer profissional, deve ter uma postura ética e respeitosa, mas deve ter atitudes diferenciadas. “Ela não deve ser vulgar em suas roupas, mas deve ser espontânea, educada, dar liberdade, porém, que não se confunda com libertinagem. E é importante não deixar que o lado pessoal interfira no profissional.”

Hoje, há áreas que eram exclusivamente masculinas em que as mulheres sofrem mais preconceito. “Quando isso acontece, a resposta da mulher tem que ser com atitude, mostrando que ela é capaz através do trabalho, se aprimorando, se reciclando, não ‘caindo do salto’ nunca. Ela deve fazer do preconceito um desafio a ser superado”, explica Katia.

É o que a corretora de seguros Edna Rubello, de 48 anos, confirma ao falar da atuação da mulher nessa área. “Ainda hoje percebemos um certo preconceito dos homens. Eles fazem um ‘nariz torto’ quando veem a mulher trabalhando, mas, no fundo, sabem que elas são tão capazes quanto eles. Hoje, somos 40% dos profissionais que trabalham com seguros. E essa presença cresceu porque a mulher é mais comunicativa, expansiva, simpática e busca mostrar os detalhes dos benefícios para o cliente.”

Capacidade
Ao estar em meio a outros homens, em uma reunião, por exemplo, a mulher deve saber se colocar em igualdade. “Se ela está ali, é porque é capaz. Por isso, deve dar sua opinião, estar certa do que está falando e falar de igual para igual. A mulher é tão capaz quanto o homem”, diz a psicóloga.

E esta capacitação se demonstra em alguns diferenciais da mulher na atuação profissional. “Além de ser sensível e saber usar isso a seu favor no trabalho – claro, sem confundir o profissional com a vida pessoal –, ela também é multifacetada, mais metódica, detalhista, caprichosa e muito visual”, destaca a psicóloga.
tany.souza@arcauniversal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...