quarta-feira, 25 de setembro de 2013

João 2: Ele falava do seu corpo

 

Um dos principais acontecimentos deste capítulo 2 de João foi a atitude de Jesus ao ver como os religiosos e o povo tratavam o Templo de Deus. O lugar que era para servir como um ponto de encontro entre as pessoas e Deus havia se tornado em um shopping center da fé. Vendas de animais para o sacrifícios. Casas de câmbio. Zueira total.
 
Cheio de raiva, com o fogo do respeito que Ele tinha pela casa de Seu pai queimando dentro d’Ele, enxotou dali os aproveitadores. Quando questionado sobre quem lhe havia dado o direito de fazer aquilo, Ele respondeu propositalmente em código: “Derrubem este Templo, e Eu ou construirei de novo em três dias.” Ele se referia ao Seu próprio corpo, profetizando o que iria acontecer com Ele na ocasião de Sua morte e ressurreição em três dias.
O interessante aqui é que Ele associou o Templo ao Seu corpo, o mesmo que o apóstolo Paulo disse a respeito do nosso corpo:
Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o Templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus. 1 Coríntios 6.19
O Templo da época de Jesus foi construído por Herodes, um vil incrédulo que o fez por razões políticas. Os fariseus e líderes religiosos faziam dele sua fonte de poder e lucro. Já não havia ali a espiritualidade originalmente praticada na época do primeiro Templo, construído por Salomão. Mesmo assim, Jesus mostrou grande zelo e respeito por aquele Templo.
E se Ele se importava tanto com um Templo de pedras, quanto mais Ele se importa com o que fazemos com nosso corpo, criado pelas próprias mãos d’Ele?
Ser de Deus exige que tenhamos zelo com o nosso corpo como Templo de Deus.
  • Não destruí-lo com vícios
  • Não pichá-lo com tatuagens*
  • Não entregá-lo às imoralidades sexuais
  • Não praticar a glutonaria (que destrói a saúde)
  • Não exibi-lo sensualmente
  • Não ser desleixado com a saúde, entregando-o às doenças
Nosso corpo aqui na Terra é o ponto de encontro entre nós e Deus. Também é ponto de encontro entre Deus e outras pessoas que ainda não O conhecem, pois quem olha para os que são de Deus têm de ver Deus neles.
Como você tem tratado o Templo do Espírito Santo que há em você?

*Se você nunca fez tatuagem, continue assim. Se já fez e pode removê-la, muito bem. Senão, siga em frente e não faça mais nem as fique exibindo, como quem ainda se orgulha delas (a não ser para testemunho). Deus é capaz de olhar para além de sua pele.

Bispo Renato Cardoso - Blog Amigos da Universal!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...