segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como fazer da sogra uma amiga

Uma relação que tem a fama de dar sempre errado pode ser ótima para sua vida de casada

Vocês pensam em trocar de carro, mas a decisão não pode ser levada adiante até que ele consulte a mãe. E essa novela se estende a todas as etapas importantes da vida de vocês. Será que sua opinião vale menos do que a dela? Essa situação acaba gerando tanto desconforto que você já não recebe positivamente nenhum conselho que ela dê. Se esse for o seu caso e se a relação com a sua sogra anda de mal a pior, saiba que para o bem de seu casamento você deverá revertê-la.
A auxiliar administrativo Michele Souza Teles Silva, de 23 anos, tinha apenas 20 quando se casou e nenhuma experiência para lidar com a sogra, já que o marido foi seu primeiro relacionamento sério. Ela é de Minas Gerais e ele de São Paulo e, quando se casaram, ela teve que se mudar para a cidade dele. “Eu estava sozinha aqui e tinha dúvida se minha sogra gostaria ou não de mim”, conta. Um medo natural para muitas recém-casadas. Além disso, eles logo tiveram uma bebê. Com a mãe dela distante, a presença da sogra, a dona de casa Joseni Teles, de 60 anos, para ajudar os inexperientes papais foi crucial.
Na visão da psicóloga Débora Macedo, sogra e nora têm o mesmo objetivo na relação: o amor e a atenção do filho. “Como em qualquer relacionamento, você precisa estabelecer limites e verbalizá-los. Quando seus limites são ultrapassados surgem os conflitos. Se você já vive um conflito, precisa entender sua origem para trabalhar em cima dele”, orienta.
Seus netos, meus filhos
Quando existem netos, a relação com a sogra pode piorar ainda mais, já que cada mulher tem o seu próprio modo de criar os filhos e, dependendo de como a mãe dele quiser opinar, pode ser interpretada como alguém querendo impor seu modo de educar. É nessas horas que você precisa ter mais paciência. Às vezes, logo presumimos que a sogra está tentando se intrometer, quando, na verdade, quer ser útil e prestativa. Michele soube agir com sabedoria nesse caso. “Temos que saber respeitar, escutar e valorizar a opinião da mãe do nosso marido, porque ela tem mais experiência. O segredo é não achar que sabemos tudo”, explica Michele.
Além disso, outro fator que pode desencadear um mal-estar na relação é o ciúme da nora e da sogra. “No começo, eu tinha ciúme porque ele ficava falando muito da comida dela e toda semana tínhamos que visitar os pais dele para que ele pudesse comer a comida da mãe. E a comida da esposa, onde fica?”, questiona Michele, que encontrou um meio-termo para contornar a situação. “Aprendi a cozinhar e ele se acostumou à minha comida e hoje gosta dela. Já não precisamos ir tanto à casa dos pais dele”, afirma.
Michele aprendeu a ver a família dele como se fosse a sua. “Aqui em São Paulo, eu não tenho ninguém. Minha sogra é minha segunda mãe e me acolheu muito bem. Todo mundo diz que sogra é ruim, mas nós é que temos que aprender a respeitar o sentimento dela pelo filho e deixar o ciúme de lado.” Para Joseni, que tem dois genros e três noras, o segredo é saber a hora certa de falar e não se intrometer nas decisões do casal. “Trato noras e genros como filhos. Dou conselhos é claro, mas respeito a decisão final deles.”

Curta o Amigos da Universal no Facebook! Obrigado. Volte sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...