terça-feira, 9 de junho de 2009

A grande disputa


Cada alma humana representa uma disputa acirrada entre Deus e o diabo. Nessa luta não há empate nem acordo. Ou a alma é ganha para Deus ou para o diabo. Quem decidirá qual dos dois será o vencedor é o próprio ser humano.Mas onde essa disputa é travada? De que forma ela ocorre? E como pode o ser humano ser capaz de decidir quem será o vencedor?
Essa batalha tem sido travada na mente humana. Sua forma de ação é através dos nossos pensamentos, quando estes entram em conflito sempre que ouvimos a palavra do Bem e a do mal. O poder de declarar quem será o vencedor consiste na decisão do ser humano em dar ouvidos ao Bem ou ao mal.
Mas decidir pelo Bem não é tão simples quanto pode parecer, pois a verdade é que os pensamentos do mal quase sempre coincidem com os da carne, ou seja, com os da vontade humana. Isso ocorre porque a vontade de cada um não está sujeita à voz do Espírito Santo, mas sim, à sua
própria. E nesse aspecto, o diabo leva vantagem, pois pode contar com a vontade humana como forte aliada.
“Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6.16).
Assim, vemos que a palavra a qual se dá crédito é o que determina o senhor a quem se serve: se ouvirmos e praticarmos a Palavra inspirada por Deus, tornamo-nos servos de Deus; mas se colocarmos em prática os pensamentos inspirados pelo diabo, tornamo-nos servos dele. Cada
um é servo da palavra que pratica. Agora você entende porque, nesta disputa, não há empate nem acordo.
Servir a Deus significa negar as próprias vontades, mas, em contrapartida, receber vida abundante, conforme as promessas de Seu Filho. Aquele, porém, que tem vivido uma vida de má qualidade, deve fazer uma avaliação de seu senhor e decidir em parar de servi-lo imediatamente.
Na realidade, a vida do servo está nas mãos de seu senhor. Se esse é bom, o servo terá vida regalada, mas se o senhor é mau, assim será a vida do servo. Mas como servir a Deus e andar de acordo com a Sua vontade? Como identificar Seus pensamentos e evitar os do maligno? Como discernir entre o Bem e o mal?
Sabemos que tudo o que se opõe à Luz satisfaz as trevas e vice-versa. A obediência à Bíblia Sagrada satisfaz a vontade do Altíssimo e aborrece o mal. O Senhor ensina aos que desejam segui-Lo:
“…tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4.8).
No conflito entre pensamentos positivos e negativos, cada um deve decidir a que voz ouvir. É impossível optar por dois pensamentos diferentes, da mesma forma que não se pode servir a dois senhores cujos pensamentos não coincidam. Ou se praticam os pensamentos de Deus, Lhe dando a vitória, ou então…
Quando o ser humano se submete de corpo, alma e espírito aos pensamentos Divinos, o resultado é sobremaneira positivo em todos os aspectos, pois quem pensa como Deus jamais é derrotado.
O futuro depende das escolhas do presente e essa escolha depende dos pensamentos aos quais seguir. A decisão cabe inteiramente ao ser humano, pois nem Deus, nem o diabo podem impor a sua vontade. Se assim fosse, todos os seres humanos seriam automaticamente de Deus,
teriam uma vida abundante e seriam salvos. Mas sabemos que a vida não é assim, portanto, sejamos sensatos em nossas escolhas.

Que Deus os abençoe abundantemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...