quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Jejum


             O jejum é uma substinência parcial ou total de alimentos e tem por finalidade afligir o corpo fisico, a fim de se alcançar mais força para o corpo espiritual. Não é que o corpo fisico precise ser castigado, mas quando há um jejum, o corpo espiritual fica mais desprendido e, conseqüentimente, mais apto para buscar um contacto íntimo e profundo com Deus, que é Espirito.

            Durante o jejum, o espirito fica mais à vontade, pois os desejos da carne são anuledos pela força do espirito. Por isso mesmo concideramos o jejum ama oração mais fervorosa do que a feita com os lebios, porque há gemidos inexpremíveis da propria alma humana em busca de beneficios individuais ou coletivos.

            O jejum parcial

            O jejum parcial é aquele no qual a pessoa apenas faz abstinencia de alimentos naturais. O jejum é tambem chamado de parcial quando a pessoa faz abstinencia tanto de água quanto de alimentos mas mantém relações sexuais com o marido ou a esposa. Resumindo, o jejum é parcial quando se satisfaz à carne o mínimo possível.

            O jejum total

            Jejum total é aquele no qual a pessoa faz abstinência de tudo o que diz respeito ao seu corpo fisico. É o caso de Moisés: “E, ali, esteve com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras.”
(ÊXODO 34.28).

            Nesse tipo de jejum há um total desprendimento do espírito para com a carne; no parcial há um parcial desprendimento. Não podemos afirmar ser um jejum mais importante que o outro, porque ambos são jejuns, e também porque depende de cada pessoa, pois nem todas têm condições fisicas suficientes para suportarem um jejum completo.

O tempo e as ocasiões de observância ao jejum

            O tempo de jejum nunca deve se iniciar após qualquer refeição, masno minimo três horas após a ultima. Se a pessoa, por exemplo, quer fazer jejum de seis horas, deve considerar três horas depois da  última refeição e então iniciar o jejum; ou fazer abstinência durante nove horas seguidas, logo após a última refeição.

            A observância ao jejum deve ser feita nas  seguintes situações:
            Em calamidades públicas (2 Samuel 1.12).
            Em aflições da Igreja (Lucas 5.33-35).
            Em aflições alheias (Salmos 35.13).
            Em aflições pessoais (“ Samuel 12.16).
            Em aproximação de perigo (Ester 4.16).
            Em ordenanção de ministros de Deus (Actos 13.3; 14.23).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...