quarta-feira, 2 de junho de 2010

Assédio Sexual no Trabalho

Uma em cada três mulheres foi vítima uma ou mais vezes de assédio sexual no local de trabalho.Qualquer comportamento ou manifestação, por palavras, gestos ou acções, de natureza sexual, não desejado pela pessoa a quem se destina, é consider ado ofensivo.

O assédio sexual é um novo nome para um velho problema. No entanto, começou, recentemente, a ser denunciado porque as mulheres foram tomando consciência dos seus direitos e da sua dignidade.

É uma forma de violência que atinge particularmente as mulheres. Resulta da imagem de objecto sexual que os homens têm do sexo feminino. Deve-se também a uma situaç ão de inferioridade em que as mulheres têm vivido, especialmente no mundo do trabalho. Para além de ser um atentado à dignidade, falseia a relação de trabalho, pois sobrepõe a sexualidade ao papel de trabalhadora. Esta maneira de considerar as mulheres traduz-se, na prática, na subjugação das mulheres pelos homens, os quais têm detido um poder que a sociedade lhes atribui.

De acordo com os especialistas, este tipo de comportamento constitui uma barreira à igualdade de direitos e oportunidades no trabalho e no emprego. Para além de ser uma forma de discriminação no trabalho, a maior parte das vezes prejudica a carreira das pessoas ofendidas. Chega a ser particularmente grave quando há situações de dependência profissional, de desemprego, de trabalho precário e de falta de qualificação profissional.

Em Portugal realizou-se recentemente um inquérito efectuado por iniciativa da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), revelando que o assédio sexual é um problema grave e que uma em cada três mulheres foram vítimas dele uma ou mais vezes.

Outros estudos realizados nos países da União Europeia mostram que milhares de mulheres passaram ou passam por situações de assédio sexual na sua vida profissional. A UE procura também pôr termo a estas situações, através de uma consciencialização para o problema.
por DP
Já foi vítima de assédio sexual no trabalho? Dê-nos a sua opinião sobre este tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...