quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O 4º tipo de cristão

ÉFESO, ESMIRNA, PÉRGAMO e, agora, TIATIRA… quatro igrejas, quatro tipos de cristãos para os quais Jesus Se apresenta de diferente maneiras. Mas porquê? Que motivos estão por trás desta apresentação?
“Para a igreja de Tiatira, Cristo identifica-Se como o ‘Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido.’ (Ap 2.18). Não existe qualquer dúvida de que seja Jesus que esteja a falar, dirigindo-Se a esta Igreja, mas existem pessoas que não acreditam que Deus, sendo tão misericordioso e cheio de compaixão, vá julgar e destinar as pessoas ao inferno… outras ainda acreditam que Deus compreende a orientação do seu coração, o seu erro ou o seu pecado… que Ele sabe por que motivo ela ainda não abandonou a prostituição ou por que ainda se presta ao papel de amante quando sabe que isso é errado. E muitas delas frequentam a Igreja, são dizimistas, ‘não fazem mal a ninguém’, e, no fundo, justificam-se a si mesmas com as suas ‘fortes’ razões para se manterem no pecado. Por isso não acreditam que Deus seja capaz de as condenar ao inferno, sendo que os seus motivos são tão fortes, diante dos seus pecados. E assim vivem, tentando equilibrar a sua postura na Igreja e o pecado no qual vivem.
Quando Jesus disse estas palavras Ele já não estava na terra, o que João relata é a sua visão de Jesus glorificado. E em cada carta há uma ‘ameaça’ latente, ou seja, a pessoa tem de se arrepender e corrigir-se para que possa ser salva. E em nada do que diz, Jesus demonstra misericórdia ou compaixão, Ele mostra, acima de tudo, JUSTIÇA!” – referiu o bispo Macedo, à medida que fazia a introdução à carta à Igreja em Tiatira, o protótipo do 4º tipo de cristão.
O bispo referiu passagens como Provérbios 27.11 e mesmo o livro de Jó, as quais serviram para mostrar que Deus valoriza e muito o caráter do ser humano, como ele vive a vida, se é correto, íntegro e se agrada a Deus. Porém, o orador alertou que se a pessoa insiste em continuar no pecado, nunca terá uma consciência limpa diante de Deus. “Ter uma consciência lavada, limpa, faz-nos sentir bem e isso é impagável! A pessoa que vive no pecado mantém, dentro de si, uma consciência pesada, por isso, não se sente segura quanto às orações que faz diante do Altar. Não há nada mais precioso ou rico do que colocar a sua cabeça no travesseiro em paz, você descansar de consciência tranquila, pois fez o que era correto, certo, justo. E a fé para funcionar precisa de uma consciência limpa! Sim, Deus é misericordioso e cheio de compaixão, porém, acima de tudo, é um Deus perfeitamente JUSTO! Ao contrário do que muitos pensam, Deus não manda ninguém para o inferno, pelo contrário, é a própria pessoa que se auto-condena ao escolher o pecado ao arrependimento, ao optar pela consciência pesada à boa e sã consciência, ao preferir a injustiça ao caminho da JUSTIÇA.” – tornou a inferir o bispo.
O bispo ainda ressaltou que a prática da injustiça, do pecado, torna impeditivo que Deus aja em benefício daquela pessoa. Para os da Igreja de Tiatira, o problema estava não no seu amor, fé ou obras e sim no facto de tolerarem que o pecado (Jezabel) e tudo o que é contrário ao relacionamento do ser humano com Deus estivesse no seu meio! Esta Igreja é, então, representativa dos efeitos nefastos do pecado na vida do cristão, que o poderá levar até a perder a salvação, pois o pecado não pode coexistir com as boas obras, já que as últimas, eventualmente, acabam por perder todo o seu peso.
Participe deste estudo todos os Domingos pelas 20hs (18hs no Brasil) na Sede Internacional da Europa em Lisboa ou pela iurdtv.eu 

Nós do Blog Amigos da Universal desejamos a todos seguidores e simpatizantes do Blog, um Feliz 2013!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...