sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

VIDA APÓS A MORTE: A OFERTA DO RICO X OFERTA DE LÁZARO

A palavra oferta está ligada a tudo o que se oferece a outrem. O termo deriva-se de “ofertar” que significa oferecer, dar, presentear. 

Não há meio termo: em vida, todo ser humano, independente de sua condição ou crédulo religioso está entre dois senhorios, o das trevas ou o da luz. Não há terceira opção: ou você será servo do Senhor da justiça ou do rei da injustiça.

O Senhor Jesus afirmou isso em Sua Palavra: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (Mateus 6.24).

Essa “dedicação” voltada ao senhor se dá por meio da oferta (lembrando que oferta não se limita apenas a um valor financeiro, mas a tudo o que realizamos, estendendo, sobretudo, a condição comportamental).

A oferta clama pelo ofertante e o atrai para próximo do seu senhor:

Devido à perfeição da oferta de Abel, ela atraiu a atenção do Altíssimo, de forma tal que “por ela, depois de morto, ainda fala.” (Hebreus 11.4).

Mesmo depois de morto! Em outras Palavras, após a morte a oferta ainda continua atraindo para próximo do ofertante o seu senhor.

Com base nesse entendimento, podemos ter uma noção ainda mais clara sobre a visão da parábola do rico e do mendigo Lázaro. O texto afirma que o rico vivia de forma regalada e Lázaro, em sua porta, desejava comer das migalhas que caiam de sua mesa.

Alguns estudiosos da Bíblia, afirmam que tal narrativa bíblica não foi uma mera comparação, mas um fato real descrito pelo Senhor Jesus, ocorrido do Egito, no período em que os filhos de Israel foram escravizados pelos egípcios.

O rico era um idólatra e Lázaro, apesar da situação em que se encontrava, nutria em seu intimo a fé no Deus de seus patriarcas, o Deus de Abraão! Ambos ofertavam por meio de suas ações e atitudes internas no dia à dia. 

Resultado: os dois morreram o senhor que optaram por servir em vida veio em busca da alma de cada qual:

E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.” (Lucas 16.22).

Logo após o momento da morte, o Senhor Jesus afirma que Lázaro foi conduzido pelos anjos ao seio de Abraão, mas e o rico? Ele apenas foi sepultado? Não! O texto continua dizendo “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.” (Lucas 16.23).

E você prezado leitor? A quem tem oferecido suas ofertas físicas e espirituais? Tem oferecido ofertas de obediência e arrependimento ao Senhor dos senhores ou ofertas de rebeldia e mácula ao senhor da injustiça.

A resposta é estritamente particular, no entanto, há um fato que não pode ser anulado: o seu senhor em vida, será o mesmo que irá buscar sua alma e mantê-la junto de si por toda a eternidade.


Qual e para quem tem sido a sua oferta? Por meio dessa resposta você saberá também o destino de sua alma!

Obrigado. Volte sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...