terça-feira, 23 de junho de 2009

Perder hoje…



Por vezes questionamos algumas decisões de quem administra. Quase sempre fazemo-lo sem conhecer todo o cenário e julgamos que temos muita razão.

Como foi noticiado nestes dias, a nossa transportadora aérea (TAP) cancelou mais de dois mil dos seus voos. Poderíamos pôr em causa esta decisão e achá-la até injusta para quem já tinha reserva. Não deixa de o ser, a não ser que estes passageiros tenham recebido o justo reembolso.

Em todo o caso e é aqui que eu quero chegar, se os responsáveis não tomassem esta decisão a companhia perderia dinheiro em tais voos.

Aqui está uma característica que devem ter os bons administradores: às vezes é preciso recuar para chegar mais longe. Recuar, no mundo empresarial, nem sempre significa perder. Às vezes é preciso “recuar” hoje para ganhar amanhã. Bem vão as organizações que sabem recuar na altura certa.

A juntar a isto há dois factores importantíssimos:

i) As empresas nasceram para dar lucro;

ii) As empresas são cada vez mais globais.

Na natureza, o acto de podar significa retirar parte de plantas, arbustos, árvores, cortando-se ramos inúteis permitindo um crescimento de forma ordenada.

Em tempos difíceis o único objectivo não é crescer. Muito para além disso é preciso crescer de forma ordenada. É essa a razão que leva muitos empresários a concluir que os tempos de crise servem para limpar do mercado empresas que não interessam ao tecido empresarial, nem tão pouco aos consumidores.

Compete a quem gere os negócios conhecer o tempo oportuno de fazer a poda e manter as suas organizações limpas.

Publicado por Dr. César Ribeiro - fonte:Congresso Financeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...