segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vitaminas e sais minerais são essenciais para a saúde bucal

Saiba quais são os alimentos que ajudam


Desde muito cedo aprendemos que deve-se evitar o açúcar para manter um sorriso bonito. “Porém, poucos conhecem o papel das vitaminas e dos sais minerais para a saúde bucal”, alerta o ortodontista Wells Trigueiro. O fato é que quando esses nutrientes estão ausentes na dieta, o indivíduo fica mais propenso ao aparecimento de doenças nas gengivas e cáries.
Segundo Trigueiro, as vitaminas mais importantes para manter a boca em dia são a A, C, D e K. “A deficiência da vitamina C, por exemplo, pode causar inflamação da gengiva com fácil sangramento. Ela é responsável pela síntese do colágeno e pela cicatrização dos tecidos”, explica.

Já a falta da vitamina D, que atua na absorção do cálcio e é sintetizada pelo organismo no contato da pele com o sol, pode dificultar a osseointegração – processo essencial nos implantes dentários.
Além dessas vitaminas, os sais minerais também são protagonistas na formação das estruturas dos dentes, em especial cálcio, fósforo, flúor e magnésio. “O flúor é importante no controle de cáries e fortalecimento do esmalte dentário”.
Alimentos ideais
Vitamina A – gema de ovo, leite e seus derivados e, alimentos de origem vegetal
Vitamina C – vegetais e frutas frescas, principalmente as cítricas
Vitamina D e Cálcio – vegetais verdes e escuros, leite e derivados
Vitamina K – vegetais verdes escuros
Fósforo – carnes, aves, peixes, ovos e grãos
Flúor – água
Magnésio – vegetais verdes escuros e cereais integrais

BEM-ESTAR 

arcauniversal.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...