segunda-feira, 23 de julho de 2012
Portugueses de valor
As notícias a que temos tido acesso nos últimos tempos parecem transmitir que não existe nada que se aproveite no nosso país à beira-mar plantado, pois continua a imperar a corrupção e o sentimento de impunidade. Quando falamos com algumas pessoas ainda vamos encontrando motivos de esperança, mas, quando se escutam as entrevistas de rua feitas pelos diversos canais, o que se nota é uma onda enorme de desmotivação.
Só o que poucos sabem é que existem portugueses de valor em muitas áreas de investigação, tanto na Medicina como na Ciência. Contudo, os feitos dos cidadãos nacionais não se ficam por estas áreas, existindo ilustres portugueses nas Finanças, no Desporto e na Gestão. Também nas áreas da Engenharia e da Arquitetura, os portugueses têm vindo a dar cartas a nível internacional. E como podemos observar existem muitas qualidades nos profissionais nacionais.
Mesmo no momento difícil que o nosso país enfrenta, ainda existem motivos para se ter esperança, uma vez que as exportações portuguesas este ano já são em maior número do que as importações. Dado que pode ter várias leituras, mas que mesmo assim contribui para atenuar os efeitos da recessão do consumo interno. Pensemos que o que é produzido no nosso país acaba por ter bastante qualidade, já que continua a ser bastante requisitado.
Por isso, é necessário que cada pessoa possa ter dentro de si a vontade de mudar a sua situação, para que assim também possa contribuir para o crescimento de Portugal. Afinal, murmurar e lamentar os problemas não trará a solução para as dificuldades. A realidade é que existem muitos e bons portugueses, tanto por cá como por esse mundo afora, por isso, não nos devemos sentir diminuídos, nem fragilizados diante seja de quem for, já que podemos fazer tão bem ou melhor do que as outras pessoas, independentemente da sua nacionalidade.
Os portugueses são tidos como um povo campeão no desenrascanço, mas também neste particular o paradigma está a mudar, pois, a população ativa portuguesa começa a ter mais formação académica, o que pode, num futuro próximo, trazer grandes benefícios.
folhadeportugal.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário