sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Noma: Doença que está apavorando a África imagens fortes

“Cancrum Oris” ou simplesmente NOMA é encontrado quase que exclusivamente em crianças desnutridas nos países mais pobres do mundo.

Trata-se de uma gangrena viciosa e mortal que corrói a carne ao redor da boca alastrando-se por toda a face, atingindo principalmente crianças de até 6 anos de idade.

Estima-se que 70 a 90 % das crianças assoladas por este mal, morrem, porém para aquelas que sobrevivem , resta a trágica situação de passar o resto dos seus dias com desfigurações tão grotescas a ponto de serem rejeitadas por suas sociedades.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 500 mil crianças são vítimas do NOMA na África.


Na maioria dos casos, o NOMA começa com úlceras nas gengivas e é de lá que a doença se espalha. A boca fica dolorida, bochechas e lábios tornam-se sensíveis e inchados, fazendo com que a criança tenha dores insuportáveis e dentro de poucos dias sua face torna-se uma grande área gangrenada.


À medida que a gangrena destrói a carne (às vezes até os ossos) vai se formando uma grande crosta que eventualmente cairá deixando imensos buracos no rosto e deformações monstruosas.


Nos bebês, geralmente, os lábios ficam tão ou totalmente destruídos, que impedem a criança de se alimentar no seio materno. Consequentemente, estas crianças já subnutridas e doentes, morrem de fome pelo fato de não conseguirem se alimentar de outras formas.


Depois da decomposição facial, 4 entre 5 crianças morrerão se não chegarem a um hospital a tempo. Como se sabe, a maioria das vítimas do NOMA vivem em extrema pobreza e em aldeias remotas, onde o tratamento médico torna-se um serviço quase inacessível.


Os poucos sobreviventes levarão uma desfiguração grotesca para o resto de suas vidas. A maioria jamais será capaz de comer ou falar normalmente.


O que mais choca nisso tudo, acredite, não são as deformações…



Existem várias fundações de apoio a crianças vítimas do NOMA, com mutirões de cirurgia plástica gratuita, para tentar amenizar o sofrimento desta pessoas.

iurdnet
Obrigado pela seu Comentário!

12 comentários:

  1. Vejo uma grande oportunidade para cristãos de todo mundo, de praticarem o amor, levando ajuda a estas pessoas, tão carentes na África.

    ResponderEliminar
  2. Essa situação deveria ser divulgada mais para que as pessoas participassem mais enviando ajuda à essas crianças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consertesa eu faria de tudo pra ajudar essas criancas

      Eliminar
  3. Porque tudo o que há de ruim como doenças, fome, miséria, etc... etc..., se inicia na áfrica.. DEUS com certeza deve ter esta resposta afim de convencer o ser humano de sua misericórdia e benignidade... Isto sim eu não consigo compreender... Se for o espírito que está pagando então, que se fique claro pois, O sol nasce para todos, e todos somos filhos do mesmo PAI.. E PAI QUE É PAI... BEM...

    ResponderEliminar
  4. para quem acha que seu problema é o pior do mundo!!!!!!!!!
    estamos no paraiso diante dessas doenças lá da africa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo com voce RAMON CARVALHO tem hora q a gente reclama de tudo na nossa vida nessa vida que a gente tem a gente esta no CEU

      Eliminar
    2. A GENTE RECLAMA MUITO DA NOSSA VIDA A GENTE TEM QUE PARAR DE RECLAMAR UM POUCO DA NOSSA VIDA IMAGINEE SE FOSSE NOS NINGUEM IMAGINA ISSO NEH

      Eliminar
  5. jeniffer c f da silva campos18 de abril de 2013 às 13:51

    E so deus na vida desse povo mais eu creio que deus vai dar a saúde deles de volta

    ResponderEliminar
  6. DEUS, TENHA PIEDADE DESSAS CRIANCAS , SEI QUE AS VEZES AGENTE RECLAMA DE MUITA COISA MAIS DEVO PEDIR PERDAO, EU SO TENHO A PEDIR CUIDE DAS NOSSAS CRIANCAS DE SAUDE A ELAS, ALIMENTACAO A ELAS E AS SUAS FAMILIAS ,ABENCOE SEMPRE ,ESTOU CHOCADA, ENQUANTO AGENTE FICA ESCOLHENDO O QUE COMER ESSAS CRIANCAS ESTAO PASSANDO FOME, SO PESSO MEU DEUS CUIDE DELAS,ABENCOE TODAS AS CRIANCAS DO MUNDO QUE ESTAO PASSANDO FOME,E QUE ESTAO DOENTES , CUIDE DELAS SENHOR ,,, AMEM

    ResponderEliminar
  7. Senhor nosso Deus e nosso pai, eu lhe suplico coloque suas mãos sobre estas crianças , agente olha não temos nem ideia do que elas estão sentindo com estas feridas, cure senhor com teu amor,eu tenho fe que o senhor vai fazer o milagre na vida dessas crianças que estão doentes,que estão passando fome,o senhor Jesus cristo de muita saúde,alimentacao para essas crianças e suas familias.eu lhe peco senhor cure essas feridas,a desnutricao, cure todas as doenças que estão rodeando essas pessoas,senhor meu pai, de alimentação para estas pobres pessoas, que estão passando dificuldade,, eu so tenho a agradecer ao senhor por tudo que eu tenho ,,e tudo que essas crianças não tem que o senhor de em dobro para elas senhor alimentação e muita saúde e um lugar p/ morar, obrigado senhor ,em nome do pai,fiho,e espi,rito santo amém

    ResponderEliminar
  8. É triste ver a situação dessas pessoas gostaria de ajudar,mas não tenho dinheiro para ir a África.

    ResponderEliminar
  9. isso e muito triste mas se gasta tanto com a copa do mundo com o carnaval as autoridades e igrejas evangelicas deveria se uni e ajudar essa gente que nao tem culpa de ter nascido nessa miseria que deus tenha piedade dessa gente sofrida.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...