segunda-feira, 20 de julho de 2009

Inveja? Eu não!


Querer ter o que o outro tem, é algo até normal nas empresas. Dentro dos limites éticos e no cumprimento das leis, isto se chama competição. E a competitividade, é essencial para que haja crescimento e qualidades em todas as áreas profissionais. Por esta razão, é que o monopólio é negativo pois elimina a competitividade.

Quando existem várias empresas ou vários profissionais, agindo ou actuando na mesma área, todos procuram a melhor qualidade no atendimento, nos produtos e nos prazos. Ganha com isso, o consumidor que tem um serviço melhor e a empresa ou profissional que apresentou mais qualidade.

Mas quando uma pessoa, começa a sentir raiva ou ódio por não ser igual ou ter o que o outro tem, aí, é inveja! O que a Bíblia chama de podridão dos ossos! (Pv 14.30)

E o perigo maior, é quando o invejoso não podendo ser igual ou ter as coisas que o invejado tem, tenta criar situações no ambiente de trabalho para fazer com que o invejado deixe de ser o que é, e perca o que tem. “porque onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má”(Tiago 3:16)

Sem falar naqueles invejosos que chegam ao ponto de buscar em forças ocultas alguma maneira de destruir a vida daquele de quem tem inveja. É um sentimento tão maligno que pode levar o invejoso a desejar em alguns casos a morte do invejado. Como no caso de Saul que via em Davi um concorrente ao trono e tentou matá-lo por várias vezes. “Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe , indo a lança a ferir a parede.” ISm 19.10

E também no caso dos filisteus que com a inveja da riqueza de Isaque jogavam terra para tapar os seus poços, para que com isto, causar prejuízos: “E, por isso, lhe entulhavam todos os poços… enchendo-os de terra” Gn 24.14

Fonte: Congresso Financeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...