sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Somente para casais


7 sinais de que seu casamento está naufragando

“E morreu Sara… veio Abraão lamentá-la e chorar por ela.”

Gênesis 23.2

Dentro de algumas semanas, eu e minha esposa estaremos celebrando dezesseis anos de casados. Já percorremos um longo caminho – que teve um começo muito difícil, pois nos casamos ainda muito jovens. Mas nos aproximamos muito através do que aprendemos com a experiência. E agora, como bom vinho, nosso casamento torna-se cada vez melhor com o tempo.

Alguns dos pontos os quais estarei dividindo aqui com vocês, Cris e eu aprendemos da maneira mais difícil. Mas também aprendemos com os erros dos outros, tanto observando como aconselhando centenas de casais que enfrentavam algum tipo de problema em seu casamento. Meu objetivo é simplesmente pôr sinais de alerta nesta estrada chamada casamento, e caso você veja alguns destes sinais em sua jornada, já sabe que precisa fazer algo à respeito ou até mesmo buscar ajuda.

Esta não é a lista completa. Porém, os sinais destacados certamente estariam no topo desta lista. Pronto? Vamos lá.

1. Crise no quarto. Esse problema, sem dúvida, encabeça a lista. A vida íntima de um casal age como um termômetro do casamento. Quando um casal já não tem, ou tem raramente, intimidade física, eles estão abrindo a porta para muitos outros problemas. Paulo disse, “Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.” (1 Coríntios 7.5) Para serem "um", o marido e a esposa têm que manter a temperatura do quarto sempre alta. As palavras-chave são freqüência, abnegação e qualidade.

2. Vocês não são os melhores amigos um do outro. O marido e a esposa devem ser capazes de conversar sobre qualquer assunto. Sem segredos. O melhor amigo é alguém em quem você pode confiar e expressar seus sentimentos sem medo de ser julgado; é alguém de cuja companhia você se agrada. Vocês riem juntos. Você fala sobre seu dia e faz com que aquela pessoa se sinta uma parte importante de sua vida. Vocês sabem tudo um do outro. Infelizmente, alguns casais privam-se um do outro e não envolvem um ao outro em sua vida. O resultado? Estranhos vivendo sob o mesmo teto.

3. Sua melhor amiga é uma outra mulher (no caso da esposa, um outro homem). Como uma pessoa casada, se você mantiver uma forte amizade com uma pessoa do sexo oposto que não seja seu cônjuge, estará procurando problemas. Não somente no sentido de que você será tentado, mas também porque você provocará ciúmes a sua companheira. Quer uma amiga? Leia o número dois outra vez.

4. Problemas deixados por resolver. Existe uma regra de ouro que minha esposa e eu estabelecemos ainda no início do nosso casamento: Não vamos dormir até que tenhamos conversado a respeito e RESOLVIDO qualquer questão entre nós. Um problema não resolvido é um problema desenvolvido. Ele voltará para atacá-lo depois, e com vingança. Por que esperar? Corte o mal pela raiz, acabe com ele de uma vez por todas. Lembre-se, seu objetivo é resolver o problema, não discutir eternamente.

5. Vocês perderam o respeito um pelo outro. Quando você já não se importa com o que a outra pessoa sente ou pensa, você está trilhando um caminho muito perigoso. Vocês são uma só carne, onde o marido é o cabeça e a esposa é o corpo. Isso não tem nada a ver com quem é melhor ou mais importante. Que parte de você é mais importante? Sua cabeça ou seu corpo? Ambos, obviamente, já que um não vive sem o outro. A questão é o papel ou função que cada um exerce. O papel do marido, como um líder, é cuidar da sua esposa, levá-la a uma vida mais feliz. A função da esposa é auxiliar o seu marido e honrá-lo. Confunda isto e seu casamento será um desastre.

6. Você se coloca em primeiro lugar. Qual é a primeira coisa que os casais fazem quando se divorciam? Lutam para ver quem vai ficar com o quê. Em outras palavras, eles tentam tirar o máximo possível um do outro. Se isto é o que acontece em um divórcio, o oposto tem que acontecer no casamento. Não é o que você pode tirar do seu companheiro(a), mas o que você pode dar. Se, normalmente, você pensa em agradar a si mesma primeiro, você não está vivendo um casamento.

7. Você não quer ouvir. Estudiosos afirmam que a comunicação efetiva consiste em 80% ouvir e 20% falar. A razão por trás disto é que não podemos dizer nada realmente significativo, até que tenhamos ouvido e entendido a outra pessoa. Não há situação em que isto seja mais verdadeiro do que no casamento. Um relacionamento não existe sem comunicação. E você não pode ter comunicação adequada sem ouvir – e ouvir bem. Creio que Deus tinha isto em mente quando nos deu dois ouvidos e somente uma boca...

Abraão e Sara foram casados por mais de 60 anos, e quando ela morreu ele chorou e lamentou por ela. Se você morrer antes de sua esposa(o), será que ela(e) choraria pela perda ou daria um suspiro de alívio?
Arquivo:Por Renato Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...