terça-feira, 8 de novembro de 2016

Morta por ser “feliz demais”

Mulher mata amiga por inveja. Saiba como identificar amizades tóxicas antes que seja tarde demais

Você já pensou o que a sua felicidade pode causar nas outras pessoas, principalmente naquelas mais próximas a você e que se dizem “amigas”?
É natural pensarmos que a reação dos outros será sempre de contentamento pelas nossas realizações. Mas, infelizmente, isso não é uma regra.
Na Indonésia, Jessica Kumala Wongso, de 28 anos, foi condenada a 20 anos de prisão por matar envenenada a amiga Wayan Mirna Salihim, de 27. O crime aconteceu no início deste ano, mas só agora saiu a condenação. Segundo testemunhas, a assassina tinha dito e expressado inveja da amiga por ser “feliz demais”.
Na época em que foi presa, Jéssica disse que, ao ser abandonada pelo namorado e ver a amiga casada e feliz, “algo” foi disparado dentro dela. A irmã da vítima contou que sempre achou o comportamento de Jéssica estranho; o pai da moça achava que ela poderia fazer algo contra a filha. Ele chegou a pedir a Wayan que parasse de andar com Jéssica, mas depois achou que era só uma sensação paterna sem fundamento.
Mas como detectar o mal quando as pessoas envolvidas são tão próximas?
Os estragos de uma inveja
Na Bíblia lemos a história de José, que teve uma reviravolta em sua vida da noite para o dia por conta desse sentimento tão nocivo. Os próprios irmãos dele não suportavam ver a preferência do pai pelo filho mais novo e tramaram contra a vida de José. A princípio, a ideia era matá-lo, mas concordaram que o rapaz fosse vendido como escravo.
No fim, todo o mal causado pelos irmãos cooperou para que os planos de Deus fossem realizados na vida de José. Mas nem sempre é assim. Quando não há a proteção Divina, o final é de tristeza e dor:
"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" Provérbios 27.4
Nunca saberemos quem está planejando o mal contra nós, mas alguns comportamentos podem sinalizar uma amizade que precisa ser mantida a distância para o nosso bem.
A escritora Patrícia Lages explica, em seu blog, que, por se tratar de um relacionamento que envolve sentimentos, muitas vezes é difícil para a pessoa discernir se a amizade está lhe causando mal. “Não pense que você tem que tolerar ou aceitar tudo o que uma amiga (um amigo) faz só porque ela (ele) é sua amiga (seu amigo) ou porque um dia a (o) ajudou em um momento difícil, ou ainda porque você tem bons sentimentos por ela (e)”, ressalta.
A escritora dá algumas dicas de como identificar essas amizades tóxicas, a partir de uma passagem Bíblica que ensina sobre as coisas que o próprio Deus odeia e abomina:
“Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.” Provérbios 6.16-19
Patrícia orienta que qualquer pessoa que apresenta um ou todos esses comportamentos deve, com cuidado, ser alertada. Se houver mudança, a amizade pode ser mantida, mas se a reação da pessoa é voltar-se contra você, manter distância é o mais prudente a fazer.
E, para finalizar, a escritora dá uma dica importante. “Se várias pessoas a (o) estão alertando sobre uma má amizade, procure analisar objetivamente, sem envolver sentimentos. Às vezes, o carinho que você tem para com aquela pessoa tem lhe cegado e ocultado da sua percepção o mal que ela está lhe causando. Fique alerta, pois onde há fumaça, há fogo.”
O intuito desse texto não é fazer você que está lendo ficar desconfiado de tudo e de todos. A Palavra de Deus nos ensina a manter os bons olhos, sempre. E somos o maior beneficiado quando agimos assim (Mateus 6.22). Porém, a mesma Palavra que nos fala de bons olhos nos ensina o equilíbrio contido na prudência.
Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.

Curta o Amigos da Universal no Facebook! Obrigado. Volte sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...